quarta-feira, 21 de maio de 2014
Boa tarde pessoas,
Essa receita (bem como a história), eu “roubei” do meu amigo André Meana, excelente culinarista.
Antes de publicar, claro, eu verifiquei se o negócio é bom mesmo.
Não é bom. É SENSACIONAL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Dá um pouquinho de trabalho, mas vale a pena.
Aqui ela é feita com alguns legumes, mas vocês podem inventar. Eu fiz com linguiça e bacon (um pouco mais gordinha), ficou incrível.
GALETTE
UM POUCO DE HISTÓRIA
As primeiras Galettes surgiram por volta de 7000 a.C., na mesma época dos mingaus, das sopas e dos pães levedados. Há vestígios de Galettes feitas com trigo, arroz e milho em todas as civilizações do Antigo e do Novo Mundo. No Século XII, os cruzados trouxeram o trigo sarraceno (um trigo mais escuro, de aparência e textura semelhante ao trigo integral) da Ásia. O sarraceno, chamado blé noir, logo encontrou nas terras ácidas da Bretanha um meio ambiente favorável ao seu desenvolvimento. O trigo tenro ou branco, tão comum nos dias de hoje, era reservado aos ricos proprietários de terras e por muito tempo o sarraceno e as Galettes serviram como pão para os camponeses. No Século XV, as Galettes começaram a ser feitas nos mercados ao ar livre. A princípio eram consumidas sem recheios. Logo apareceram os primeiros: ovos, salsichas e toucinhos.
GALETTE DE LEGUMES
Massa:
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 ½ xícara (chá) de água
1 colher (sopa) de óleo
½ colher (café) de sal
1 pitada de açúcar
Recheio:
3 colheres (sopa) de manteiga
1 pimentão vermelho em cubos pequenos
1 cebola fatiada
1 berinjela em cubos
1 abobrinha fatiada
1 cenoura ralada
1 xícara (chá) de azeitonas verdes fatiadas
Sal a gosto
1 xícara (chá) de cubos de provolone
Outros Ingredientes:
1 ovo batido para pincelar
½ xícara (chá) de farinha de trigo
Modo de Preparo:
Comece pelo recheio; aqueça a manteiga e refogue os legumes pela ordem até que fiquem levemente macios. Escorra em uma peneira, aperte bem para retirar qualquer líquido, coloque o provolone e reserve. Para a massa; coloque pela ordem todos os ingredientes e misture até que fique uma massa enxuta. Sove bem para que fique lisa e reserve coberta com um pano por 30 minutos. Abra a massa depois deste tempo com um rolo em formato circular 20% maior que o diâmetro da assadeira que for usar. Esta assadeira deve estra untada e enfarinhada. Disponha a massa dentro deixando para fora pelo menos 4 dedos de borda da massa. Ai coloque o recheio dentro, volte as bordas para o centro da assadeira sem cobrir totalmente, pincele o ovo, polvilhe farinha e leve ao forno moderado (160ºC) por aproximadamente 1 hora ou até que esteja bem assada. Retire do forno, desenforme e sirva.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário